sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O movimento do Zodíaco

O que ocorre com o Zodíaco? O zodíaco , os 12 sinais (Constelações) listados em um horóscopo, está intimamente ligado à forma como a Terra se move através do céu . Os sinais são derivados de constelações que delimitam o caminho em que o sol viaja ao longo de um ano . Em princípio , as datas num horóscopo deveriam corresponder ao momento em que o sol passa por cada constelação. Mas elas não correspondem na maior parte do tempo. Em um exame mais detalhado do movimento da Terra , o sol, e as estrelas do zodíaco mostram -se mais complexos do que se possa imaginar!

À medida em que a Terra orbita o sol, este aparentemente passa na frente de diferentes constelações. Muito parecido com o que ocorre com a lua que aparece em um lugar um pouco diferente no céu todas as noites , a localização do sol em relação ao fundo distantes das estrelas anda na direção leste de dia para dia . Não é que o sol esteja realmente se movendo . O movimento é totalmente uma ilusão causada pelo movimento próprio da Terra em torno de nossa estrela maior (no sistema solar).
Ao longo de um ano , o sol parece estar em frente , a diferentes constelações. Um mês , o sol aparece em Gêmeos , o próximo mês , em Câncer . As datas listadas no horóscopo do jornal identificam quando o sol aparece em um signo astrológico particular. Por exemplo , em março de 21 a 19 de abril reservado para o signo de Áries . Mas observar o signo astrológico não significa necessariamente dizer que o Sol estava nesta constelação precisamente, no dia em que nasceu.

Se fosse assim tão simples !

Para entender por que as constelações não alinham com os seus sinais (signos) correspondentes , precisamos saber um pouco mais sobre como a Terra se move . E algo sobre como medimos o tempo .

O tempo é uma coisa extremamente difícil de definir, especialmente se insistirmos em usar o sol e as estrelas como referência. Nosso calendário é , para melhor ou pior, ligado às estações do ano. 21 de junho - o solstício de verão acima do equador e do solstício de inverno abaixo marca o dia em que o sol aparece em seu ponto mais setentrional no céu. No solstício de junho, o Pólo Norte está mais inclinado para o sol.

O que torna isto complicado é que o Pólo Norte não está sempre apontando para a mesma direção em relação às estrelas. Nosso planeta gira como um pião . E como um pião , a Terra também oscila ! A Terra faz balançar o Pólo Norte traçando um círculo na esfera celeste . Agora , a oscilação é tão lenta que leva 26.000 anos para girar uma vez , mas com o passar dos anos , o efeito se acumula.
Ao longo de uma órbita ao redor do Sol , a direção do eixo da Terra desvia levemente (Precessão dos equinócios). Isso significa que , ao longo de nossa órbita, onde ocorre o solstício, também muda por uma quantidade muito pequena de "tempo" . O solstício ocorre realmente cerca de 20 minutos mais cedo do que uma viagem inteira na frente das estrelas ! (Fonte do texto: Earthsky/ Fonte da imagem: Tau’olunga (via Wikipedia))

(À medida que a Terra orbita o Sol , o Sol parece mover-se contra as estrelas de fundo (linha vermelha) . Por entre as constelações ( verdes ) , através do qual o Sol define o zodíaco)